top of page

          Brincando de amarelinha

 

O benefício da amarelinha começa ao desenharmos no chão. Pensar o trajeto, o tamanho dos quadrados, aprender a escrever os números. Olha quantas etapas de aprendizado, antes mesmo de começar o jogo.

Depois de tudo pronto, vem a parte da diversão. Pular amarelinha ajuda a desenvolver o equilíbrio e a coordenação. Desenvolve a capacidade de saltar, se equilibrar em um pé só, abaixar, tudo isso incentiva a consciência corporal.

A amarelinha incentiva também a aprendizagem social.           A criança aprende a obedecer regras, competir e ajudar o amigo, além de apender a reconhecer os números.

Você sabia que a amarelinha tem vários nomes pelo Brasil? Conheça alguns deles: macaca, avião, academia, sapata, pular maré e casa da boneca.

Existem muitas versões para a origem da brincadeira.             A maioria conta que a brincadeira vem do tempo do Império romano. A amarelinha original tinha cerca de cem metros e era usada como exercício de treinamento militar. Os soldados corriam sobre a amarelinha para melhorar as habilidades com os pés.

O nome veio do francês “marelle”, que aos ouvidos dos portugueses soava como amarelo, amarelinha, mas o nome da brincadeira não tem nada a ver com a cor.  A palavra original se referia a um pedaço de madeira ou pedrinha, objeto usado para iniciar o jogo.

A amarelinha marcou e continua marcando a infância de muitas gerações pelo mundo.

INFANTIL V

PROFESSORA CLAUDIA

AUXILIAR ANDRÉIA 

lo Grande

bottom of page